A Cidade do Sol - Khaled Hosseini
Já faz um tempinho que não faço nenhuma resenha aqui no blog, e decide que esse tempinho iria acaba. Já faz um bom tempo que li "A cidade do sol" do Khaled Hosseini o mesmo autor de "O Caçador de Pipas" que já fiz resenha aqui no blog.
Na verdade dessa história toda é que foi a minha ex-professora de Geografia que me apresentou, no começo eu nem liguei muito mas agora me arrependo muito de nunca ter lido ele.
Sinopse: A Cidade do Sol conta a história de Mariam e Laila. duas mulheres muito diferentes que se encontraram no meio aos caos da intolerância, das tradições distorcidas, da guerra conta tudo o que genuinamente somos. São protagonista unidas para sempre pelo desejo de superar o sofrimento e o medo, vencer a opressão e encontrar a felicidade. Um desejo se cor, sexo, raça ou credo.
Mariam tem 33 anos e viveu metade de sua vida num casebre isolado, distraindo-se com as flores, mosquitos e as pedras de um riacho. Quando ela tinha 15 anos, sua mãe morreu e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rashid, m sapateiro de 45 anos. Na grande cidade, Maria cumprirá seu destino de mulher: servir ao marido e dar-lhe mitos filos. Mas as pessoas não controlam seus destinos.
Laila tem 14 anos. É fila de um professor que sempre lhe diz: " Você pode ser tudo o que quiser, Laila." Sua mãe preocupa-se com os filhos que partiram para lutar contra os soviéticos, e esquece que a menina precisa tanto de sua atenção com os rapazes de suas preces. Laila vai á escola todos os dias, é inteligente, sonha co países distantes e co seu amigo, Tariq. Sempre soube que a vida era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas não controla seus destinos.
Uma das coisas que eu mais gostei da história foi que as personagens principais são guerreiras, elas luta por aquilo que acham certo e não desistem tão cedo. Mariam tem problemas desde pequena quando o seu pai promete que iria levar ela para o cinema, e no dia ele nem vai buscar ela. Só que ela sabe mais ou menos onde é o caminho mas a sua mãe avisa "Se você for eu irei morrer", só que Maiam sabe que é mentira então vai atrás do pai. Só que ele não está no cinema, então ela vai até a sua casa só que ele nem atende ela. Ela Volta para casa e vê a sua mãe morta. Essa parte eu fiquei muito chocado porque para mom também era mentira, mas Mariam consegue se segurar até o fim, ou não.
Já Laila que é mais jovem... para falar a verdade não lembro mito dela na história hehe Mas lembro que ela tem dois filhos do Rashid, mas ela acaba fazendo alguma coisa que ele acaba não gostando então tranca ela com os dois filhos bebês dentro de um armário sem comida e água... É isso que eu lembro hehehe
A Cidade do Sol me arcou muito e até se transformou um dos meus livros favoritos, gostei muitoo recomendo o livro, ótima leitura. Ah é não é só eu que recomendo a minha mãe também, ela já leu e amou :)
E ai já leram o livro?
Beijos e Abraços
Comentários
Postar um comentário